Direito PENAL

Apertando a tecla SAP

Também chamado por muitos de Direito Criminal, é o ramo do Direito que mais gera revolta entre a população.

Em uma sociedade onde os índices de violência são altíssimos, basta ligar a tv para ver vários casos práticos.

É o Direito Penal que deixa preso o pai de família que rouba alimentos para sustentar os filhos e libera assassinos para voltar a sociedade!

Frases como as abaixo são comuns:

- O sistema que tem que mudar!

- Precisamos de leis mais severas!

- Tem que ter pena de morte!

- Tem que reduzir a maioridade penal!

E aí executam um traficante brasileiro na Indonésia e ele vira mártir e ganha uma estátua no Brasil... Vai entender esse povo...

Que tal conhecermos um pouquinho mais desse direito para sabermos se há algum bom motivo para ele ser assim?

 

 

Os grandes erros da Justiça

"A Justiça tarda mas não falha", dizem alguns. Será que não falha mesmo? E esse tardar... será que não pode ser tarde demais? A opinião pública é sedenta por leis mais severas, penas mais rigorosas e, em alguns casos, até pela pena de morte. Será que isso realmente funcionaria?

Leia mais ...

 

 

Você sempre quis dizer: "Preso em nome da Lei"? Você pode!

Quem lembra daquela brincadeira "detetive", onde se sorteava um "assassino", um "detetive" e diversas "vítimas" em uma roda de crianças. O detetive tinha que descobrir quem era o assassino (que "matava" suas vítimas literalmente em um piscar de olhos") e dizer a frase: "Preso em nome da Lei!" Você sabia que para dizer esta frase você não precisa ser detetive ou policial?

Leia mais ...

 

 

Júri Popular - Aqui quem manda não é o Juiz

Não é de hoje que o direito considera a vida o bem mais precioso que existe. A regra "Não matar" já estava presente entre os 10 mandamentos.

Mas e se alguém mata uma pessoa, você sabia que quem decide se o réu é culpado ou inocente não é o juiz, e sim a população?

Leia mais ...

 

 

Uma mentirinha não faz mal... Será que não mesmo?

Que mentir é feio todo mundo sabe. Mas quem é que nunca contou uma mentirinha, né? Acontece que algumas mentirinhas além de feio também são crime!Sabe aquele amigo que bateu o carro, vai entrar com um processo querendo ressarcir os danos sofridos e te pede para dar uma "forcinha" e ir como testemunha, mesmo você não tendo visto nem saber nada sobre como foi o acidente?

Leia mais ...

top