Sobre nÓs

Quem somos nós

Todo cidadão, ainda que não saiba, é sujeito de Direitos e Deveres. E a Lei diz que nenhum cidadão pode alegar desconhecimento da lei. Mas será que você conhece mesmo todos os seus direitos e obrigações?

Na prática os direitos e deveres são objeto de infindáveis discussões no judiciário. Para quem é do ramo do direito já deve ter ouvido que para um advogado até o resultado de 2+2 é discutível.

Fato é que, embora o Direito seja algo presente em nosso cotidiano, o mundo jurídico não parece algo assim tão simples. O uso excessivo de jargões jurídicos e de termos técnicos do Direito tornam a linguagem jurídica um idioma inacessível para a maioria das pessoas: o Juridiquês.

O Juridiquês.adv funciona como uma tecla SAP, que transforma esse idioma estranho em uma linguagem acessível para a população. O portal traz ainda dicas de utilidade pública e curiosidades do mundo jurídico.

Este portal foi criado por duas advogadas que acreditam que o conhecimento do mundo jurídico é um direito de toda pessoa. Conhecer nossos direitos, nossos deveres, nossa sociedade, nosso sistema político, permite o exercício da cidadania em seu sentido mais amplo.

Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.

 

Curiosidade: A Associação Brasileira de Magistrados - AMB, preocupada com o uso excessivo do juridiquês, lançou um livro em uma campanha para tornar o Judiciário acessível a todos os cidadãos. A íntegra deste livro pode ser acessada clicando aqui.